sábado, 16 de julho de 2016

Resenha: Para todos os garotos que já amei - Jenny Han


Título: Para todos os garotos que já amei
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Gênero: Ficção Juvenil
Onde Comprar: Saraiva | Amazon
Adicione: Skoob

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.







Esse e o primeiro livro que eu leio da autora Jenny Han, e confesso que pelo título eu imaginei que seria um livro bem água com açúcar, porém o título do livro pode nos enganar um pouco pois o foco principal do livro não é o romance.

O livro e narrado por Lara Jean Song  a filha do meio, que é uma adolescente tímida e totalmente caseira. As outras duas irmãs que compõe o trio das irmãs Song são Margot a mais velha e Kitty a caçula.

A história gira em torno de cartas de “amor” que Lara Jean escrevia para garotos por quem ela havia se apaixonado em alguma fase de sua vida. As cartas serviam como cartas de despedida para esses garotos dizendo o que ela mais gostava neles, e em alguns casos o que menos gostava, e isso servia de algum modo como superação daquele sentimento, então ela pegava essas cartas e guardava.

"Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar músicas românticas sem estar cantando para ele. Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."


Mas tudo muda quando de alguma forma essas cartas são enviadas aos seus destinatários, o que deixa a vida amorosa de Lara Jean uma bagunça, e tudo começa a sair do controle.




Eu diria que o mais importante e bonito do livro e a relação da família Song onde Margot e Lara Jean tiveram que amadurecer muito cedo por causa da morte da mãe para ajudar o pai a criar a irmã mais nova. Margot no início toma conta de tudo e após ela ir para uma faculdade na Escócia Lara Jean fica com essa responsabilidade e é aí que ela amadurece ainda mais, e nos leitores podemos acompanhar esse amadurecimento. Mesmo com a vida pessoal de cabeça para baixo Lara Jean não deixa de cuidar da família e colocar as necessidades deles a cima das dela. Então talvez esse livro seja realmente uma história de amor, uma história de amor familiar, onde você vê uma família unida vencendo as dificuldades.

Se você procura um livro leve com uma história simples e fluída, daquelas que você torce pelos personagens esse livro e uma ótima opção.

Já estou ansiosa para ler a continuação!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário