quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Resenha: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis - Fábio Yabu

Título: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis
Autor: Fábio Yabu
Editora: Globo Livros
Páginas: 208
Gênero: Contos e Crônicas
Onde Comprar: Saraiva | Amazon
Adicione: Skoob

Em 'Branca dos Mortos e os Sete Zumbis', Fábio Yabu resgata a tradição clássica dos contos de fadas dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, onde as histórias, mais que um simples entretenimento, servem como lições para moldar o caráter das crianças, na maior parte das vezes por meio do medo. Aqui, não há meias-palavras nem eufemismos. O mundo encantado de Yabu é atormentado, sombrio e com altas doses de tensão sexual. Os contos seguem o mote de sucessos da televisão atual, como as séries Grimm e Once Upon a Time. Protagonizadas por personagens dos contos de fadas, revelam facetas nunca antes imaginadas de suas personalidades. Além disso, os doze contos que compõem Branca dos Mortos e os sete zumbis formam uma narrativa não-linear que culmina num desfecho aterrorizante. A obra ainda conta com as ilustrações de Michel Borges, que acompanha o autor desde seus primeiros projetos. As ilustrações de Michel homenageiam os desenhos clássicos dos contos de fadas, com toques sombrios, e complementam a atmosfera sinistra e misteriosa criada por Yabu.



O livro Branca dos Mortos e os Sete Zumbis do autor brasileiro Fábio Yabu e uma recontagem de contos antigos de uma forma macabra e autentica. Aqueles velhos contos de fadas que terminam com “E eles viveram felizes para sempre...”, já não existem mais nesse livro, pois esses finais felizes são desconstruídos de uma forma aterrorizante.
“Os contos que se revelarão nas páginas seguintes não se resumem a histórias para entreter, declamadas ao redor da fogueira – são peças educativas, de leitura envolvente, revistas e adaptadas sob as influências do mundo de hoje.
De Hans Christian Andersen a Edgar Allan Poe, passando por H.P. Lovecraft, Neil Gaiman e pelos irmãos Grimm, todas essas referências estão enfim reunidas nesta obra de Fábio Yabu. São ecos de um reino distante, que estão, e sempre estarão, mais próximos do que a gente imagina. ”






Os doze contos macabros são os seguintes:


·        -Branca dos Mortos e os Sete Zumbis – Referência de Branca de Neve e os Sete anões.


·       -João, Maria e os Outros – Referência de João e Maria


·        -Os três lobinhos – Este conto já reúne referências da história dos lobos da Chapeuzinho Vermelho, Três porquinhos e da fábula O pastor e o lobo.


·        -A vendedora de fósforos e o vingador – Referência de A Pequena Vendedora de Fósforos.


·        -Cindehella e o sapatinho infernal – Referência a Cinderela.


·         -A confissão – Referência a Pinóquio.


·       -Bela Incorrupta – Referência a Bela Adormecida.


·         -O monstro – Nesse conto já e usado como base o conto O Corvo de Edgar Allan Poe com uma breve referência de o patinho feio.


·         -O cemitério – Referência ao que acontece no mundo dos mortos as 3 horas 3 minutos 3 segundos, e citas personagens de contos anteriores.


·         -Samarapunzel – Referência a Rapunzel.


·         -O fim de quase todas as coisas – Referência aos Três Porquinhos.


-O livro da dor – Referência a Princesa e a Ervilha.



O contos que mais se destacam são Branca dos mortos e sete zumbis, Cindehella e o sapatinho infernal e Samarapunzel. Os contos de fadas tão conhecidos protagonizado pelas princesas aqui se distorcem e viram contos rodeados por terror, morte e sangue.

Sem dúvida o meu conto preferido e o da Samarapunzel, este e um conto incrível, muito bem construído, a forma em que cada personagem e inserido na história  e  o que torna a leitura de tirar o folego. Neste conto a “Rapunzel” tem os cabelos negros o que a torna uma referência explicita da Samara de O Chamado, por isso e chamada Samarapunzel. Cada pedacinho desse conto e perturbador, e o leitor pode ter a certeza que depois que ler esse conto nunca mais irá se esquecer de Samarapunzel.


Essa edição da Globo Livros e muito bem feita, cada detalhezinho do livro remete aos contos macabros feitas por Fábio Yabu, com ilustrações sensacionais que ajudam ao leitor a entrar nesse clima de suspense e terror.






Nenhum comentário:

Postar um comentário